quinta-feira, 18 de junho de 2009

CAP VI (O DESEJO)

  • Desejo desnaturalizado e lançado na orden simbólica.
  • Desejo como Falta;
  1. O sujeito surje somente a partir do desejo.
  2. o desejo só sera humano quando dirigido para um objeto não- natural. Só pode ser um objeto, um outro desejo.
  3. desejar o desejo do outro, o que carcteriza o EU como ser humano.
  4. só posso afirmar o meu desejo, na medida em que nego o desejo do outro e faço impor meu próprio desejo.
  5. A auto consci~encia só existe enguanto reconhecida. Desejo não implica satisfação em um objeto real ( necessidade), mas com um fastama. a necessidade implica satisfação. O desejo jamais é satisfeito, ele pode realizar-se com objetos, mas não se satisfaz com esses objetos.
  6. O objeto do desejo é a falta.
  7. Freud - desejo pra reproduzir alucinatoriamente uma satisfação original, a um objeto perdido cuja presença é marcada pela falta.
  8. O desejo escapa a síntase do EU. O Eu não pode ser pensadod de forma unitária, nem pode ser identificado ao sujeito.

" ele é um termo verbal cujo ... é apreendido numa certa referência ao outro".

Nenhum comentário: